05/02/2015

Cinema e TV: discussão para a regulamentação do equipamento Drone no Brasil

Há no país um movimento para regulamentar a utilização do equipamento drone (veículo aéreo não tripulado) no Brasil. Existe inclusive uma proibição da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil pelo seu uso como acontece atualmente. Ou seja: quem usa drones (ou zangões) está infringindo a lei. 
Neste debate da TV Câmara, você pode acompanhar uma discussão ampla sobre o conceito do equipamento, que tem características de brinquedo infantil, hobby adulto, ferramenta de trabalho de produtores de televisão e cinema e serve até mesmo como veículo aéreo de espionagem em todo o mundo - aliás, foi primeiramente criado para esse fim, objetivo e/ou função de guerra.

Acompanhe o debate no link a seguir... 

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/PARTICIPACAO-POPULAR/480335-DRONES-ESTAO-POR-TODA-PARTE,-E-VOCE-NEM-SABIA.html

Os drones estão por toda parte... 
e você nem sabia!
As investigações da Polícia Civil de São Paulo sobre o acidente que matou o candidato Eduardo Campos registrou o local da queda do avião colhendo imagens de ângulos difíceis, que seriam impossíveis sem a ajuda dos drones. O jornal Folha de São Paulo usou drones para filmar as manifestações de junho de 2013. Uma padaria no interior de São Paulo está testando um drone para entrega do pão francês. Uma pizzaria também usa o robozinho para atender os clientes, e até a agricultura tem sido monitorada por esses equipamentos.

Mas no Brasil ainda não há regulamentação para o uso comercial dos drones, tecnicamente chamados de veículos aéreos não-tripulados. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a proposta deverá ser submetida ao processo de audiência pública em breve.
Don McCullough
Tecnologia - Geral - drone
Ainda não há regulamentação dos drones no Brasil

Convidados
Renato Barbosa de Moura Neto, presidente da Associação Brasiliense de Aeromodelismo (Abra)
Pedro Paulo Rezende, jornalista especialista na área de defesa e tecnologia militar
Flávio Porto, empresário do setor de drones
Ernesto Júnior, dono de pizzaria que usou drone
Deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), presidente da Comissão de Viação e Transporte
Em frente ao Congresso Nacional, nossa equipe entrevistou Lucas Ferreira Rossi, estudante de engenharia aeroespacial na Universidade de Brasília, e Marcio de Andrade, diretor de fotografia e cinema.
Apresentação - Carol Siqueira

05/03/2014

Cinema: Sony apresenta soluções 4K na NAB 2013

Sony pretende lançar na NAB show, de 5 a 10 de abril deste ano, nova câmera DSLR que filma em 4K, e promete ser uma F5/55 em um corpo supercompacto de SLR. 

A proposta é concorrer diretamente com a canon 1D-C mas com 1/3 do valor e manter a qualidade comprovada da linha Cinealta.


facebook.com/tvsupercinema/photos/a.504165462975443.1073741826.481854828539840/687797887945532/?type=1&theater



A Sony marca presença novamente na maior feira de tecnologia em broadcast e mídia eletrônica do mundo – a NABSHOW 2013 – com o lançamento das versões mais modernas de seus produtos. O evento ocorre entre 6 e 11 de abril, em Las Vegas, e receberá cerca de 600 empresas e 60 delegações internacionais. Haverá conferências todos os dias e exposições a partir do dia 8.

“A Sony continua trabalhando para trazer ao mercado brasileiro os produtos mais inovadores da linha que atende o segmento profissional. Já trouxemos ao país equipamentos 4K como projetores digitais de cinema e câmeras de cinematografia digital. Todos os produtos da Sony apresentados na NAB 2013 estarão disponíveis no mercado brasileiro, assim, colaborando novamente para a alta qualidade das produções nacionais”, afirma Carlos Paschoal, gerente geral de Marketing da Sony no país.
Acompanhando o cenário internacional, a Sony apresentará seus produtos da linha profissional em 4K, como o adaptador HXR-IFR5 para o gravador 4K AXS-R5 para a câmera NEX-FS700; o novo monitor de LCD 4K PVM-X300 e haverá uma sala de projeção com o recém-lançado projetor 4K SRX-R515. Uma das grandes novidades é o adaptador CA-4000 para as câmeras PMW-F5 e PMW-F55. Também serão exibidos no stand da Sony protótipos de monitores profissionais OLED 4K.
Luis Fabichak, gerente de marketing de Broadcast da Sony Brasil, comenta sobre a superioridade da imagem em 4K. “A qualidade da programação HDTV originada no formato 4K é muito superior à atual, e permitirá tanto às emissoras como produtoras construírem agora, catálogos com conteúdo de alta qualidade para o futuro. A tendência para os próximos grandes eventos internacionais é que sejam produzidos com a nova tecnologia 4K ao vivo”, completa Fabichak.

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Outros produtos da Sony serão apresentados durante a NAB Show 2013, como o deck SxS PMW-1000, com duas entradas para cartões, além de uma entrada USB para transferir facilmente todo o seu conteúdo em um HD externo, facilitando assim o manuseio e manipulação de arquivos em outras estações.
Durante a feira será lançada a câmera HDC-2570 com interface Digital Triax 3G. Anteriormente a linha possuía suporte a 3G apenas com a interface de Fibra, que permitia obter resoluções 1080p50/60. A PMW-400, câmera da linha XDCAM-EX também será lançada em Las Vegas e vem para substituir a PWM-350, já consolidada no mercado mundial e brasileiro de câmeras ENG com sistema de gravação em cartões de memória SxS. A grande novidade da PMW-400 é o suporte nas gravações do formato MPEG HD 4:2:2 50Mbps.
O novo adaptador CBK-WA100 para a série XDCAM chega com o intuito de possibilitar às câmeras desta linha o envio de arquivos de gravações via conexão Wi-Fi, 3G ou 4G, facilitando para os profissionais em campo enviarem arquivos para as emissoras ou produtoras no mesmo momento em que a matéria acontece.
Estará exposta no stand da Sony a unidade de produção ao vivo NXL-IP55, demostrando sua versatilidade em eventos ao vivo, em conjunto com o novo AnycastTouch. O NXL-IP55 permite a transmissão de até três sinais HD-SDI com baixa latência para aplicações ao vivo através de uma única conexão ethernet 1Gbps, minimizando a necessidade de cabeamento na infraestrutura.

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Outra grande novidade do stand da Sony é o novo modelo da linha Anycast, que possui painel duplo com tecnologia Touch, facilitando a operação de qualquer profissional, além de ser indicado para pequenos eventos, aplicações de shows ao vivo, na utilização em Faculdades e Universidades com cursos voltados à área de Broadcast, como Rádio e TV, assim como transmissões para ensino à distância.
Na parte de switchers, será possível rever toda a linha recente da Sony, incluindo os recém-lançados MVS-3000, MVS-6520 e MVS-6530.
Um dos grandes desafios para este mercado é a questão do armazenamento e preservação dos arquivos de áudio e vídeo. Neste âmbito a Sony mostrará sua linha completa de novos lançamentos para armazenamento de dados na nova mídia ODA – Optical Disc Archive, incluindo as opções de drives com interface USB para soluções de baixo custo, até mesmo os novos modelos com suporte à tecnologia Fiber Channel para sistemas de maior porte e complexidade, incluindo as versões de robótica. 

Além de sua integração com as linhas atuais de soluções como, por exemplo, o sistema X-Disc Archive para gerenciamento de acervos e mídias (MAM – Media Asset Management) e a solução de gerenciamento de fluxos de trabalhos e mídias, o Media Backbone Conductor.
Fonte: Revista Panorama Audiovisual
http://merlinvideo.com.br/blog/sony-apresenta-solucoes-4k-na-nab-2013/

24/12/2013

PARABÉNS, JESUS CRISTO OU FELIZ NATAL, PAPAI-NOEL

qual o verdadeiro sentido do Natal?



Final de ano de festas e confraternizações. Mesas com comidas fartas (ceias para "os metidos") e bebidas alcoólicas abundantes, diversificadas (surgem até as mais chiques). Ah, ía me esquecendo do prato principal nos dias de hoje: o “amigo oculto”, o invisível real, a troca de presentes, um estímulo ao consumo, ao aquecimento da economia, aumento das vendas... Assim, há muitos anos, tornou-se e limitou-se o dia 25 de dezembro. Aliás, a passagem de 24 para 25. E só até a madrugada...

Mas, quem sabe verdadeiramente o sentido do Natal? 

      Não custa rapidamente lembrar... Há 2008 anos nascia em Belém, lá pelas bandas do Oriente Médio, o humilde Jesus de Nazaré. Nada demais se Ele não fosse anunciado pelo Anjo Gabriel como O Filho de Deus, O Salvador... E isso moveu a ira dos controladores do povo da época. Estariam eles, os Imperadores, na iminência de perder o trono e o controle político-social para a maioria religiosa paupérrima? Melhor prevenir - para não correr riscos, matar as criancinhas nascidas no período foi a demoníaca solução encontrada.    


      Fico às vezes imaginando como seria o planeta sem a existência de Jesus Cristo... Afinal, o novo mundo tem quase total formação religiosa Cristã (com raras exceções). Lá na região onde nasceu O Messias, por exemplo, certamente a coisa seria bem pior. O Iraque – a antiga Mesopotâmia, o lugar no qual Jesus talvez mais pregou a palavra de Deus - tornou-se mais uma vez um inferno recentemente, como sabemos. Dizem até que hoje o país é dominado pelo diabo, um tal George W. Bush. Eu disse George (dáblio) Bush, atual presidente norte-americano.

Já imaginaram os Estados Unidos da América sem a formação Cristã que têm? A América Latina de venezuelanos, bolivianos, mexicanos, paraguaios, argentinos e outros bons povos sem a marca do Filho de Deus, já pensaram? Ou a moderna Irlanda, encravada no centro europeu, dos ingleses dominantes, de católicos e protestantes sem Jesus no coração, envolvidos em uma Guerra Santa quase eterna? Olha... E os morros, as palafitas, a pobreza, a desigualdade social, os políticos e a colonização religiosa portuguesa no Brasil sem a boa fé em Jesus? 

       Melhor parar, pois, sem Ele, certamente não sobraríamos para escrever e nem ler estas poucas e mal traçadas linhas de reflexão, especialmente neste 25 de dezembro.


Aos que são justos, consigo e com o próximo, agradecer todos os dias pela existência de Jesus no mundo é o mínimo. Dever maior é rogar a Deus pela bondade dos homens do mau, que não esquecem de lembrar que tem Jesus no coração... Que bom! Já pensaram se não o tivessem? 

      Buscar na vida o bom caminho já é uma luz no fim do túnel. Agora... que referência ter na vida como “um bom caminho”? Graças a Deus temos o coração de Jesus de Nazaré: o caminho, a vida, o bom, o amor, o túnel e a luz! Perdê-lo, jamais! Já pensaram se isso acontece? 

Às vezes, pessoas costumam crucificar outras pelos males cometidos; aqueles que “cometem deslizes”, mas que têm a referência religiosa em Deus e que seguem o caminho da vida de Jesus. Os Cristãos jamais devem cometer “alguns pecados”. As pessoas dizem: “... e um filho da mãe desse ainda vive na igreja!” Prefiro o “ainda bem!” E concluo: já pensaram se ele não vivesse dentro da igreja buscando o caminho de Jesus? Pensem no estrago... Agora, imaginem várias pessoas desses quilates reunidas, ali juntinhas... Acabariam com o mundo em segundos! Por isso, meninos e meninas de hoje, desejo que não percam as cabeças como as criancinhas da época do Nascimento de Jesus Cristo. Pensem nessa vertente, que tal?

Comidas, hum... deliciosas! Mas, cuidado com a gula, também um pecado. Bebidas, hum... bebidas. Alguns até dizem que é bom beber com moderação. A questão é ter discernimento de quando chegará esse momento, como decidir depois de... bêbado! Presentes... Bom, presentes são sempre bons, principalmente recebê-los. Difícil é agradar o presenteado, que sempre sai insatisfeito, pois desejou algo melhor, por ter dado coisa bem valiosa. Ah, “amigo oculto”... Confraternização de final de ano. A propósito, uma pergunta: porque só em dezembro? E nos outros meses, é guerra mesmo? É tipo campanha de “Natal Sem Fome”: pobre só merece comer no mês de dezembro e só no Natal?



Em verdade vos digo: Jesus é o verdadeiro sentido do Natal! É mais que comemorar o meu aniversário, o seu, o nosso. É mais que uma simples ou grandiosa festa. É a fé que move as montanhas, a terra, o mar, o planeta... É a energia que move moinhos de vento. 

     Na real, Jesus é o embebedar divino, é a comida que alimenta, é o presente de Deus ao mundo. O seu aniversário é a confraternização (ou deveria ser) de todos os povos Cristãos. Oculto e onipresente. Amigo e irmão, não só do final de ano, mas de todos os dias, de todos os meses.

A todos: paz, harmonia, zelo ao próximo, fidelidade ao Pai, respeito aos pais, aos irmãos e amigos, ocultos ou não. Abraço a todos e fiquem com Deus em todos os meses do ano. Assim seja.

E mais uma vez: feliz aniversário, Jesus Cristo.



MARCOS BAETA MONDEGO

(Escrito na madrugada de quarta-feira, 24.12.2008)


* Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro?

Se não existem provas de que Jesus Cristo tenha nascido em 25 de dezembro, por que o Natal é comemorado nessa data? De acordo com a Enciclopédia Barsa, ela provavelmente foi escolhida pelos líderes da Igreja para que coincidisse com a festa pagã dos romanos dedicada ‘ao nascimento do sol inconquistado’, que comemorava o solstício do inverno. Segundo a obra The Encyclopedia Americana, muitos eruditos acreditam que essa data foi escolhida para que o cristianismo fizesse mais sentido para os pagãos convertidos.
* Fonte: http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/quando-jesus-nasceu/

27/10/2012

Eleição 2012: o nível do 2º turno em São Luís...



E AS ÁGUAS DOS CANDIDATOS

O nível das baixarias foi tão alto que não sobrou tempo para Edivaldo e Castelo discutirem um problema crucial da cidade: o abastecimento d'água.

Depois de findado praticamente 1 mês de campanha, nenhuma proposta concreta e plausível foi apresentada pelos candidatos a prefeito para resolver o problema de abastecimento d'água da capital maranhense que acaba de fazer 400 anos de fundação. Isso mesmo: alguns não se deram conta, mas esse é um problema do Brasil Império ou Brasil Colônia.

Nada surgiu de bom, senão aquela história de Castelo que prometeu romper o contrato da prefeitura com o governo, não dizendo o que faria exatamente para substituir o serviço hoje prestado. Ele chegou até a ser tratado como louco pelo responsável da CAEMA, o secretário de saúde do Estado, Ricardo Murad, que é "o cara" da distribuição de água em carros-pipas em parte da cidade, talvez como ela era distribuída antigamente, quem sabe num ato de saudosismo. 

E o candidato Edivaldo bem que poderia apresentar algo interessante para essa questão, porque é amigo da presidenta Dilma, faz parte do seu conselho político, vive o mundo das possibilidades de viabilizar recursos públicos para esses fins, participa dos projetos sociais criados pelo Governo Federal (como os PACs), mas nada, não saiu mesmo.


Esperava mais e acredito que vocês também. Sorte de quem mora nos condomínios e novos conjuntos construídos em São Luís que não sofrem com a falta d'água, porque possuem poços artesianos, por exemplo, e a água jorra com facilidade, sendo até mesmo desperdiçada. 

Hoje, Upaon-Açu é crivada de poços artesianos em todos os cantos. Para alguns, ainda bem. Mas, para quem é morador do Centro e dos bairros circunvizinhos mais antigos da cidade, o sofrimento é garantido diariamente. Na periferia então, nem se fala.

Pior ainda para quem mora em locais altos, onde lá mesmo é que a água não chega. Na madrugada de hoje, quando você for abrir as torneiras para abastecer tanques, baldes e vasilhas, pense bem em quem votar amanhã, para prefeito, e daqui a 2 anos, em 2014 para governador. O seu voto faz e fará a diferença. E o eleitor tem que entender que o político está lá a serviço da população, quando ele está nessa condição no executivo ou legislativo. 


O eleitor precisa dar uma resposta para aqueles que se perpetuam (ou pretendem) no poder e nada fazem, como especificamente nesse caso, que é um serviço essencial e necessidade básica de todos. 

E sobre o esgoto nem vou tocar no assunto, porque senão vai ser merda aqui para todo o lado. Agora sobre a água na torneira em toda a cidade? Bom, talvez pelo andar da carruagem (ou dos carros-pipas) a solução definitiva só sairá daqui a 400 anos. 

Feliz 28 de outubro para todos.

09/10/2012

Campanha Política em São Luís:

Com a palavra, os candidatos 
(e seus marqueteiros)

Iniciar o 1° turno da campanha política deste ano com 30% das intenções de voto do eleitorado da capital e bem à frente dos demais candidatos, não foi o suficiente para que os marqueteiros fizessem o prefeito João Castelo avançar e vencer essa etapa inicial da peleja que elegerá o gestor público de São Luís aos próximos 4 anos.

Particularmente, senti a falta de inserções de rádio e TV com apelos populares-eleitorais que explorassem as importantíssimas obras dos canais do Coroadinho-Coroado-João Paulo, Maioba-Cohatrac-Cohab e Turu-Parque Vitória, que na minha opinião deveriam ter peças específicas e individuais na mídia, em face da grandiosidade e significância que tem a essas regiões populosas da cidade.

A obra do canal da Cohab, por exemplo, evitará que no período do inverno a enchente o transborde, cause enormes prejuízos à população, derrube pontes (refeitas pela prefeitura) e, como aconteceu recentemente, evite até que chegue à residência do vereador Pereirinha, atual presidente da câmara.

A obra do canal do Coroado evitará que a área baixa do João Paulo, do Coroadinho e do próprio Coroado sofram novamente e fiquem alagadas, inclusive interditando a disputada avenida dos Africanos.

A obra do canal do Turu é a continuação do trabalho importantíssimo de macro-drenagem da parte baixa da avenida São Luís Rei de França, iniciado pelo ex-prefeito Jackson Lago, e melhorará ainda mais o escoamento das águas pluviais da região.*

Começar e terminar com somente 30% da votação, estando no poder, tendo obras relevantes para apresentar e não tê-las exploradas na mídia, aproveitando a campanha eleitoral obrigatória e gratuita no rádio e televisão, no mínimo foi “pisada de bola” de “craques” do marketing político nacional. E, principalmente, faltaram peças específicas sobre elas, mostrando o tanto e quanto são importantes para determinada população ou setor da cidade, e que resolverão um problema quase eterno, quase crônico.

Agora teremos um 2° turno que, se ambos os candidatos que disputarão o “título” mantiverem os seus votos do 1°, serão mais de 331 mil votos (dos outros candidatos, abstenções, brancos e nulos) a serem buscados pelo poder de convencimento do candidato, pelo poder de persuasão da propaganda eleitoral - em tão curto prazo de somente 20 dias de campanha político-eleitoral.

Vamos esperar o que os marqueteiros criarão aos candidatos, além de propostas impossíveis de serem realizadas (aquelas que quando o candidato eleito chega ao poder dá conta que não há verbas suficientes para realizá-las). 

O que, por exemplo, esses profissionais do marketing político proporão para convencer a enorme quantidade de eleitores que se negaram a ir às urnas para votar no dia 7 de outubro, no 1° turno, possam sair de casa no próximo dia 28, data da votação do 2° turno. 


E o que terão “nas mangas” para convencer o eleitorado da surpreendente candidata Eliziane Gama (13%) ou dos eleitores da governadora Roseana Sarney (11%) a votarem em Edivaldo (36%) ou Castelo (30% dos votos).

Que venham os programas eleitorais, os debates, as propostas possíveis de serem realizadas e, principalmente, belas e convincentes peças publicitárias capazes de tirar o povo sofrido e desmotivado de suas casas, fazendo-os votar e participar dessa festa democrática brasileira.

* Os políticos gestores não gostam e não costumam realizar esse tipo de obra porque fica escondida, submersa ou subterrânea, ninguém lembra, ninguém vê, tanto que, inclusive, eu não lembrei de citar o importante canal do Renascença, também realizado na administração de Castelo, que fica entre o Tropical Shopping Center e o jornal O Imparcial. No período invernoso, vários carros foram envolvidos em enchentes ali e outros quase foram arrastados daquele estacionamento.


  São Luís (MA)#

  Líder em abstenção, capital maranhense tem campanha eleitoral embalada pelo reggae.

  Cidade tem o maior índice de abstenção de votos entre as capitais. 


"Os números do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não deixam dúvida sobre a falta de interesse de parte significativa do eleitorado. Em 2008, na última eleição municipal, dos 636 mil eleitores, 115 mil deixaram de votar (18%). Em 2010, o número ainda foi maior: 163 mil não foram às urnas, o que representou 24,5% do eleitorado, maior índice entre as capitais brasileiras."
# fonte: site UOL


17/05/2012

Futebol: O patrocínio de uma cidade da região metropolitana de São Luís seria ótima saída ao rubro-negro maranhense.

MOTO CLUB DE TANTAS TRADIÇÕES
HOJE COLOCADO ENTRE OS GRANDES PERDEDORES

Mais uma vez, em 3 anos, o Moto Club - time que faz com o Sampaio Correia o maior clássico maranhense - é rebaixado para a 2ª divisão do futebol do estado. Um futebol que já vive uma tragédia para manter a 1ª divisão em atividade, dado as dificuldades que os clubes tem para pôr em campo, mensalmente, os seus times, imagina como não será na série B.

Sim, o Moto caiu de novo da “primeirona” para a “segundona”. E não é só isso: o clube, que vive situação parecida aos outros da série A, está bem mais complicado, pois, além dos pagamentos dos jogadores em atraso, tem o seu suporte técnico-administrativo “comprometido até a alma” com o descaso. E há tempos os funcionários do “Papão do Norte” não vêem o atual presidente do clube, o senhor Sarney Neto, que depois que assumiu a diretoria rubro-negra “a coisa” degringolou completamente.
A diretoria anterior até que vinha “segurando a peteca”, tentando “manter a casa em ordem” e conseguia agregar alguns ex-dirigentes motenses em torno do clube. A ex-diretoria fez milagres com o pouco que conseguia para administrar o futebol do “maior rival boliviano”. Já a atual diretoria - que parece mesmo que não existe - só conseguiu afastar os bons colaboradores motenses, que já eram poucos, bem poucos.

Assistir ao atual elenco ser rebaixado parecia uma questão de tempo, inevitável, em função das lambanças da atual diretoria. Se não tivesse perdido, por exemplo, os 6 pontos no início do campeonato – por ter escalado jogadores irregulares - o Moto estaria hoje livre desse vexame.
E quem estaria lá embaixo, rebaixado junto com o Sabiá de Caxias? O Imperatriz, que também vive uma crise quase interminável – o time da região Tocantina vem, à cada temporada, se superando em resultados negativos, sem a sombra do “Cavalo de Aço” de um passado recente. Coincidentemente, essa situação vem se agravando após a reinauguração do novo, moderno e belo estádio “Frei Epifânio d’Abadia”, que tem características comerciais de um shopping.

Bem... mas, ao invés de criticar, vamos tentar ajudar dando sugestões pela paixão que temos pelo futebol maranhense, independentemente do coração voltado a qualquer clube.
Ver o Moto rebaixado, tendo no elenco um jogador de expressão nacional e internacional como o Kléber Pereira, e a diretoria não ter vislumbrado nenhuma estratégia mercadológica proveitosa a favor do clube foi tráfico. Não somente tê-lo em campo, jogando bola por pura paixão ao time que o revelou, mas tendo nesse atleta uma referência para valorizar a imagem do Moto junto ao torcedor, não só rubro-negro, mas envolvendo todo maranhense apaixonado por futebol. E justamente no ano em que o Kléber resolveu agradecer o time que o revelou para o mundo, o pior acontece: os motenses novamente são rebaixados.

Em um programa esportivo de rádio AM, ouvi o presidente do Sampaio, senhor Sérgio Frota – que faz milagres para manter o elenco e dar suporte técnico-administrativo com pagamentos em dia – dizer que a situação em que vive o time motense é reflexo do abandono dos seus ex-presidentes – os tais torcedores ilustres rubro-negros. E arrematou: o verdadeiro torcedor motense é aquele que naquele momento difícil não abandonou o time nos estádios, que não deixou de ir aos jogos - gente humilde, apaixonada por futebol e pelo Moto, que chegou a fazer campanhas para arrecadar dinheiro durante as partidas para ajudar a diminuir o vexame da atual diretoria.
Frota afirmou ainda que os times que não vivem crises financeiras são os dos interiores (com exceção de Sabiá de Caxias e o Imperatriz) que são plenamente mantidos pelas suas respectivas prefeituras municipais (caso do Bacabal, Cordino, São José, Viana e Santa Quitéria). Os demais são “administrados a unhas e dentes” para pagar as suas folhas salariais (caso do MAC, Sampaio, Moto, Sabiá e Imperatriz).

Infelizmente, aqui no Maranhão, não se vê nenhuma diretoria capaz e preocupada em implantar projetos de marketing esportivo em suas agremiações, para alavancar o suporte administrativo-financeiro ou mesmo diminuir o sofrimento na hora de pagar as suas dívidas mensais.
O caso mais pertinente nesse quesito é o fator Kléber Pereira no Moto, que, em nenhum momento, foi vislumbrada a possibilidade de buscar, estrategicamente, uma forma de agregar recursos financeiros com a presença do atleta - que jogou em grandes times nacionais e internacionais - no futebol maranhense.

Quando estava prestes a ser repatriado dos times mexicanos para o Santos, encontrei o artilheiro e campeão brasileiro pelo Atlético-PR, em 2001,  equipando um dos seus carrões em uma loja do setor automotivo de São Luís, junto com alguns amigos.
Imediatamente conversei com o proprietário da loja, sugerindo que o Kléber protagonizasse uma campanha publicitária para a mesma, já que ele era seu "velho cliente", segundo me informou o próprio empresário-lojista. A proposta fora feita, e Kléber respondeu negativamente em função do acordo que estava fazendo com o time paulista relacionado a patrocínios. Ou seja: depois do Santos, o atacante foi para o Internacional, Vitória e Moto – além de ter sido sondado para jogar no time do coração, o Flamengo-RJ (nesse dia da loja, Kléber estava equipado com o uniforme do rubro-negro carioca, todo enlameado, como se tivesse acabado de participar de uma “pelada” com amigos).

Então, o rubro-negro maranhense “perdeu o bonde” ou não dessa história? A diretoria motense vacilou ou não na hora de preparar estrategicamente a casa para receber um dos maiores atletas que o estado criou e exportou nos últimos tempos para o Brasil e ao mundo?
E aproveitando - sem perder a deixa da loja de produtos automotivos que se mostrou interessada no uso da boa imagem do atleta maranhense -, tem empresa de origem local que, fora do nosso estado, patrocina até “disputa de saliva à distância” – agora, claro, concordo plenamente com eles: desde que exista um plano bem elaborado de patrocínio, que a visibilidade positiva aumente e que todos ganhem: os atletas, o clube, o evento, o patrocinador, o torcedor e, principalmente, o esporte - o futebol!

Mais uma vez, para não ficar só nas críticas e insatisfações, sugiro que o Moto busque soluções estrategicamente viáveis para o clube, visando parcerias financeiras que ajude mercadologicamente e mutuamente o trabalho que deverá ser feito a partir de agora. Como? Bom, com a palavra os marketeiros esportivos de plantão, dispostos a serem parceiros também – não há outra saída.
Contar com a ajuda dos ex-diretores rubro-negros para financiar qualquer planejamento e investida nesse sentido será essencial, notória e bem-vinda. 

Como sugestão - pegando a deixa do atual presidente sampaíno – já que o Moto mantém a sua sede no bairro Paranã, próximo ao Maiobão, populoso bairro da cidade de Paço do Lumiar e situado na região metropolitana de São Luís, porque não propor um bom projeto de marketing esportivo a esse município?

E já que os clubes do interior - que são mantidos pelas prefeituras - não vivem os mesmos problemas que os clubes da capital, porque não buscar ajuda estratégica junto à prefeitura luminense, oferecendo possibilidades de retorno à população, à cidade e ao gestor público?

Como? Mais uma vez “passo a bola” aos marketeiros esportivos de plantão para criar um planejamento estratégico em que ambas os lados sejam envolvidos com investimentos e lucratividades.

E lá vai outra sugestão: com um pequeno estádio no Maiobão, por exemplo, o Moto mandaria os pequenos jogos na cidade-bairro para um público estimado em 2 ou 3 mil pessoas e só jogaria os grandes clássicos em São Luís, visando uma “grande arrecadação”.
Como envolver a cidade e a população em torno dos “espetáculos motenses” em Paço do Lumiar? Bom... criando possibilidades de aumento das receitas da prefeitura e dinamizando a participação do luminense no progresso da cidade. Assim, com o povo investindo nos impostos - como IPTU, ISS e outras arrecadações e tributos – a população e os torcedores teriam formas de serem gratificados com lazer e entretenimento esportivo, recebendo benefícios da prefeitura - e, claro, ingressos “gratuitamente” para freqüentar o estádio da cidade e apoiar o time adotado definitivamente para representar Paço do Lumiar nos torneios estaduais e, daí em diante - quem sabe - até nos nacionais.

Acredito que essa sugestão, se bem explorada e planejada estrategicamente, é bem melhor do que mudar o nome do time e a razão social do histórico Moto Club, como sugeriu um torcedor do “Papão do Norte” ao radialista Garcia Júnior, da Rádio e TV Difusora de São Luís. Concordam?! Creio que essa é a hora de participar e ajudar.


Marcos Baeta Mondego
(Torcedor do Sampaio Correia quando criança. Hoje, torcedor do futebol maranhense)