01/04/2010

  

JESUS CRISTO: MÁGICA OU PURA FÉ?
a ressurreição que mudou o mundo moderno

A motivação para escrever este texto surgiu de um papo meio discussão que aconteceu com um membro da minha equipe, em pleno set de filmagem, durante o feriado da Semana Santa – período que histórico e religiosamente é celebrada pelos Cristãos a ressurreição Daquele que foi enviado por Deus à terra para mudar o mundo moderno.

Tudo começou quando os feitos de Jesus Cristo foram comparados às mágicas, aos efeitos especiais eletrônicos promovidos pelo assumido ilusionista americano David Copperfield. Sem sombra de dúvidas que concordo com o cidadão da minha equipe de filmagem, quando ele afirma que JC foi um Homem além do seu tempo, muito inteligente e capaz, o Filho protegido de Deus na terra - como a história nos conta e aprendemos nas salas de aula e na igreja, como a referência do bem e do mal.

Se o meu assistente já começou a conversa assim (como ele, infelizmente, existem muitos), incutido no seu subconsciente a diferença entre o bem e o mal herdada de JC, na real ele já é um Cristão por natureza e aprendeu os ensinamentos do Filho de Deus por tabela, pela convivência no dia-a-dia com os próprios Cristãos. Apesar disso, ele não aceita e discorda, achando que o mundo seria absolutamente igual se JC não tivesse existido. É a típica discussão para muitas horas e dias, concordo. Mas, aproveitem e reflitam: olhem para influência da vida de JC no mundo moderno ou sem Ele. Observem os países Cristãos e não-Cristãos. Como faz o programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, que tal um... “quem é melhor, o mundo Cristão ou o não-Cristão?”

A inteligência e a fé de Jesus Cristo em Deus que transformaram o mundo demonstram plenamente a capacidade de mudança que também temos em nós mesmos: de ser, evoluir, nos proteger e ajudar o próximo, o ser humano, os Cristãos ou não e os desprovidos de fé – que o Cristianismo nos ensinou chamá-los de irmãos. JC nos deixou o legado de unirmos e nunca separar-nos - apartheid jamais!

Como o assistente da minha equipe nasceu no Brasil, já imaginaram um país como o nosso sem a formação Cristã? Imaginem a potência do continente Africano se tivesse a formação religiosa baseada no Cristianismo. Imaginem como seriam os países do Oriente Médio – onde JC nasceu, peregrinou e tanto pregou – se tivessem aceitados os seus ensinamentos. Imaginem países como o Japão com Jesus de Nazaré no coração – certamente não teria o maior índice de suicídios do mundo. E por aí vai...

Além do exemplo de fé e ensinamentos deixados, é preciso acreditar que JC também curou. Seria mágica transformar água em vinho? Ou unir a orelha de um homem decepada por uma espada? Fazer homens e mulheres andar? Curar pessoas condenadas à morte naquela época por lepra, por exemplo? Seriam apenas truques eletrônicos promovidos por luzes, assistentes humanos, jogo de câmeras e montagem de imagens? Seria puro ilusionismo o que Jesus Cristo promoveu para mudar o mundo? A Sua inteligência e proteção Divina foi tanta e além do seu tempo que Lhe deu a capacidade de realizar efeitos (e não feitos?!) especiais para engambelar pobres e ricos, inteligentes e intelectualmente incapazes, poderosos e humildes, religiosos e ateus? Enfim, a discussão é longa – limitados são os fundamentos e argumentos.

Para alguns é difícil até hoje aceitar que Jesus Cristo foi único. Até perguntam: porque só Ele foi capaz, porque só JC teve a proteção de Deus? A resposta está exatamente nas perguntas. E a cada dia é latente o fato de se aceitar Jesus pela dor e não pelo amor. Tiro por mim e por outras pessoas auto-suficientes no passado. Ser e procurar ser um homem bom já era o suficiente para mim. Mas sem referência? Sem a Fé Divina? Sem buscar a proteção de Deus? Que sentido teria a minha boa conduta e formação familiar no mundo? No fundo sempre faltou algo, existia um vazio, era a exclusão da fé e referência – faltava Deus!

Durante a “nossa discussão” surgiu uma outra pergunta dele: porque acreditar em fatos escritos por homens iguais a nós há milhares de anos, como a história bíblica de criação do mundo de Adão e Eva, por exemplo? Costumo dizer que, quem é Cristão, segue o Novo Testamento e não o Antigo (por favor, não radicalmente). Ninguém está aqui obrigando ninguém a acreditar que Jesus Cristo foi o Único Santo (prefiro crer, particularmente). Não creio em JC por radicalismo; creio por opção de vida, de companheirismo e irmandade, de amor, de fé e como referência Divina no mundo – afinal, foi isso que Ele nos deixou.

Se Moisés foi o Grande Homem de Deus na terra no Antigo Testamento bíblico, Jesus Cristo foi enviado entre nós para mudar todo o conceito de viver fraternalmente. Como referências, observem como estão até hoje alguns povos que seguem exclusiva e radicalmente o Antigo Testamento e que, em hipótese alguma, aceita JC como o Messias na terra - não andam, não crescem, não amam, não evoluem, não vivem em irmandade, estão eternamente em conflito social interno e externo, parecem condenados à falência humana... Enfim, eles não parecem pessoas, são povos atrasados e nada inteligentes. Falta o bem como referência.

Antes de aceitar e crer em Jesus, preferia ter as minhas particulares referências em outros bons homens de Deus (não como JC), como Gandhi, Madre Teresa, Roger Waters, Jon Anderson, Padre Josimo, Arthur Antunes Coimbra, Beto Guedes, John Wiston Lennon (que vacilou um bom tempo e se redimiu), dentre muitos e muitos outros de diferentes gêneros. Preferia acreditar e ter como referência os astros e bons homens de Deus. E por que não acreditar nos truques mirabolantes, nas mágicas e no ilusionismo de Copperfield? Ele é um homem inteligente, capaz e mágico, que certamente não gostaria de ser melhor do que JC e nem comparado a Ele. Senão, repentinamente, não teria sucumbido com as suas técnicas pessoais aliadas às trucagens eletrônicas de TV, se fosse realmente um homem eterno. Nada mais é que um homem igual a nós, um pouco acima da média, ajudado por outros bons técnicos de palco e de televisão – e que, recentemente, um outro ilusionista e destruidor de mágicos “Mister M” nos ajudou a compreender e a desmistificar melhor os seus truques.

Será impossível aparecer um homem capaz de destruir o legado deixado a nós por Jesus de Nazaré. Alguns cientistas até tentam, levantam suposições, aprofundam estudos de documentos, escrevem teorias que influenciam alguns fracos a acreditar na possibilidade de macular a imagem do Único Homem Santo na terra. Eles estão certos, pois Deus nos deu a inteligência e a capacidade de buscar, tentar e realizar. Porém, só JC foi plenamente protegido e orientado por Deus ao ponto de marcar os homens com um AC/DC - virou referência eterna e exemplar, até para as grandes bandas atéias de rock´n roll.

Errado sou eu, nada fiel a Jesus, que ainda digo ser Cristão e apenas tento seguir os seus passos. Imaginem quem nem os tenta... Mas, graças a Deus, assumidamente Cristãos ou não, somos e sempre seremos irmãos, com fé ou não no “Cara de Deus” na terra. E que Ele continue nos iluminando a escrever roteiros e a transformar imaginações em realidades, utilizando as técnicas televisivas eletrônicas capazes de levar cidadãos Cristãos comuns ou não a acreditar que há possibilidades de crê-cermos e evoluirmos na terra, como David Copperfield e o nosso assistente de set de filmagem.

Jesus Cristo é Santo, Único e Insubstituível. Por isso, “Senhor, perdoai-vos, pois eles não sabem o que falam...” E que essa frase bíblica não seja lembrada eternamente como desculpas pelos erros humanos, mas sim, proferidas e enaltecidas pelos ensinamentos, acertos e perdões do Messias no mundo.

Amém!

MARCOS BAETA MONDEGO
(Concebido na sexta-feira Santa, 10.04.2009)
Republicado aqui no blog, em alusão à Semana Santa/2010

3 comentários:

Anônimo disse...

Se estão fazendo mágicas nas igrejas eu não sei,mas tenho certeza do que já vi e o que aconteceu comigo foi milagre,posso afirmar com toda a certeza, afinal cheguei na igreja passando muito mal, perdendo peso e com vários sintómas, recebi uma oração na igreja me converti e continuei me entregando a cada dia mais e mais a Jesus o resultado foi a libertação de tudo que sentia, para mim foi milagre, porque a palavra de Deus diz: Tiago 5 14- Está alguém entre vós doente? chame os prebíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-os com óleo, em nome do Senhor. 15- E a oração de fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Tiago5 vers:14,15.

Marcos Baeta Mondego disse...

CARA,

POR FAVOR, DA PRÓXIMA VEZ ASSINE O SEU COMENTÁRIO.
SEI QUE DEUS SABE QUEM É VOCÊ, MAS AOS OLHOS DELE SERIA BOM VC MOSTRAR PARA NÓS QUEM VC É.
AGRADEÇO PELA ATENÇÃO, PARTICIPAÇÃO E COMENTÁRIO. CONTINUE PARTICIPANDO.
ABRAÇOS E FIQUE NA PAZ DE DEUS.

MB MONDEGO.

Daucyana Castro disse...

Glória a Deus! Concordo com vc em gênero, número e grau. Só Jesus é Santo. E ele é o mesmo ontem, hoje e sempre! Daucyana Castro.