28/10/2011

CINEMA





Agora é oficial: O Fim da Película

Publicado no Facebook por William Pacini.
 ·  ·  · há 5 horas · 


É o fim de uma era, que começou em 1888: o cinema, como imaginado pelos irmãos Lumière (foto acima), está morto.

Os três maiores fabricantes das caríssimas câmeras de cinema não mais fabricarão modelos de película.

O cinema, a partir deste 2011, será exclusivamente digital – pelo menos, no que depender de equipamento novo.

De acordo com um artigo no site da revista Creative Cow, a alemã ARRI, a francesa Aaton e a norte-americana Panavision encerraram, sem muito alarde, a fabricação de câmeras de cinema que usam os tradicionais filmes “de película”.

O artigo, aliás, foi apropriadamente intitulado Film Fading to Black, fazendo referência ao efeito de escurecer a cena até a tela ficar completamente negra, normalmente usado para encerrar a história.

Bill Russel, vice-presidente de câmeras da ARRI, conta que o problema não é a diminuição gradual do uso dessas câmeras. Em entrevista à Creative Cow, deixou claro que a coisa foi cataclísmica: “a demanda por câmeras de película, em todo o mundo, simplesmente desapareceu”.

Segundo Russel, esse foi o motivo pelo qual a empresa, desde 2009, só monta câmeras de película sob encomenda. Jean-Pierre Beauviala, fundador da Aaton, faz côro: “Absolutamente ninguém compra mais essas câmeras. Por que comprar uma nova, se há tantas usadas muito mais barato pelo mundo? Não sobreviveríamos nessa atividade se não projetássemos nossa própria câmera digital”.


Obviamente, isso não implica que filmes em película vão parar de ser rodados imediatamente. Por muitos anos ainda as câmeras existentes e os rolos de filme virgem (ainda fabricados) se transformação em arte. Todavia, o fato marca o declínio indelével dessa mídia.

Podemos esperar que, em breve, Kodak e Technicolor parem também de produzir as próprias películas, que se tornarão cada vez mais difíceis de encontrar, manipular revelar e editar.

Como o próprio Creative Cow definiu a situação: “Alguém, em algum lugar do mundo, tem em mãos hoje a última câmera de cinema ‘das antigas’ a sair de uma linha de produção". Ou, como resumiu o site Saloon.com: as câmeras de filmes serão para o cinema o mesmo que as máquinas de escrever são hoje para a literatura.

Mesmo o cinema digital pode, em breve, morrer, segundo o artigo da Creative Cow. A internet conseguiu fazer o que a TV não havia conseguido: tornar o cinema menos relevante. Quem nunca desistiu de ir à sala de projeção porque já havia visto o filme na telinha do computador – possivelmente pirateado – que atire a primeira pedra.

É triste. Mas o mundo gira. É preciso.



Abaixo, texto original em inglës:
Now and the End of Official Films

It's the end of an era that began in 1888: the cinema, as imagined by the Lumière brothers, is dead. 

The three largest manufacturers of expensive film cameras no longer fabricate models of film. The film, from 2011 this will be exclusively digital - at least in the views of new equipment. 

According to an article in the journal Creative Cow, the ARRI German, French and American Aaton Panavision ended without much fanfare, the manufacture of film cameras that use the traditional film "film".

The article, moreover, was aptly titled Film Fading to Black, referring to the effect of darkening the scene until the screen goes completely black, usually used to finish the story. 

Bill Russell, vice president of ARRI cameras, says the problem is not the gradual decline in the use of these cameras. In an interview with Creative Cow, made it clear that the  thing was cataclysmic: "the demand for film cameras in the world, just disappeared." 

According to Russell, this was the reason the company since 2009, only film cameras mounted on request. Beauviala Jean-Pierre, founder of Aaton, makes chorus: "Absolutely no one buys these cameras more.

Why buy a new one, so if there is used a lot cheaper in the world? This activity would not survive unless we design our own digital camera. "Obviously, this does not mean that will stop movies on film to be shot immediately. For many years to come the cameras and rolls of unexposed film (still manufactured) is transformed into art.

However, it marks the decline of this media indelible. We hope that soon, Kodak and Technicolor also stop producing their own films, which will become increasingly difficult to find, manipulate and edit to reveal.

As the Creative Cow defined the situation: "Someone, somewhere in the world, has in hand today the last movie camera 'the old' out of a production line." Or, as summed up the site Saloon.com: cameras to film movies are the same as the typewriters are today for literature.

Even the digital cinema may soon die, according to the Creative Cow article. The  internet managed to do what the TV had failed to: make the film less relevant. Who never gave up going to the projection room because I had seen the film in the computer's screen - possibly pirated - cast the first stone.

It's sad. But the world turns. You have to.

Nenhum comentário: